quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Natureza do Alimento.

       Segundo a filosofia yóguica , os alimentos como tudo o que foi criado estão caracterizados dentro de três qualidades ou atributos da matéria.
atributos e alimentos:



Inércia (Tamas)=  são alimentos tamásicos, os sem Prana, energia vital, geram indolência, desânimo, doença física e mental. Por serem sem prana forçam o organismo a usar mais energia para o sistema digestivo e excretor, gerando exaustão e cansaço.  Esses são os alimentos industrializados, álcool e tudo que tenha data de validade.

Movimento (Rajas)= São alimentos rajásicos os que geram agitação no corpo físico e na mente, muita ativação dos chakras inferiores. estes alimentos não são recomendados a quem busca à meditação por dixar essa inquietude no organismo. Esses são todas as carnes, café, fumo, gorduras, açúcares, os picantes.

Equilíbrio (Sattva)= São alimentos sattivicos, os de qualidade sutil, leves, puros, perfumados. Ativam os centros dos chakras superiores, aguçam o discernimento, ativam bondade, preparam os seres para o desenvolvimento espiritual, traz muita vitalidade. São as frutas, raízes, legumes, os integrais, brotos, sementes e grãos.

Vale salientar que, dependendo da situação em que nos encontrarmos mentalmente, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente, pode-se fazer alternância e comunhão de alimentos para mantermos uma harmonia interna e externa.  


É sempre importante manter uma flexibilidade e respeitar sua constituição natural. Se estamos intranquilos, uma leve alimentação nos deixará mais centrados e mais leve.


                                                   Om Shanti, Hari Om!


Nenhum comentário:

Postar um comentário