domingo, 19 de fevereiro de 2012

Yoga na terceira idade.

"O caminho da vida é o caminho do yoga". Isso é ensinado por Patanjali 

Se envelhecer é inevitável, amadurecer bem é uma escolha. Um caminho para manter a saúde e garantir a qualidade de vida após os cinquenta anos é a prática do yoga, cujos efeitos terapêuticos são cada vez mais reconhecidos. Especialistas e praticantes garantem: o yoga é capaz de retardar o envelhecimento e minimizar os efeitos da idade, interferindo até mesmo em nosso sistema imunológico.
Os músculos, que vão perdendo o tônus com o passar dos anos, são fortalecidos pela prática dos asanas, as posições corporais que também corrigem e melhoram a postura. Muitos exercícios agem diretamente na coluna, o que alivia as dores. Os alongamentos e torções diminuem a rigidez das articulações, previnem o reumatismo e a artrite. O coração também é fortalecido por meio das técnicas respiratórias, os benditos pranayamas, que também agem no Tsistema nervoso. E (ufa!) os benefícios não param por aí.
Baseado em pesquisas extensas, Cláudio Duarte, fundador da Universidade Aberta de Yoga e professor há mais de 35 anos, enumera as maravilhas que o yoga pode fazer por quem já viveu mais de meio século. “Além dos ganhos respiratórios e cardíacos, as práticas do yoga podem eliminar problemas digestivos (queimações e refluxos) e colaborar com o trabalho intestinal, evitando colites e prisão de ventre.” O sistema urinário também sente os reflexos. “Muitos idosos que sofrem com incontinência urinária apresentam uma significativa melhora ao executar determinados asanas.”
Para as mulheres, uma vantagem a mais: a prática yogue pode evitar, ou pelo menos atenuar, os efeitos da menopausa.

Só a prática constrói as mudanças.
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário